Slide background

Abóbora com Agrião
Refogue ½ molho de agrião, com alho e cebola e reserve. Refogue a abóbora, cortada em pedaços médios, com alho, cebola e ½ tablete de caldo de galinha caipira; adicione água para cozinhar; liquidifique a abóbora e crescente o agrião, já refogado e agora picado, ao caldo de abóbora e sirva.

Abobrinha c/ Couve Flor e Curry
Refogue a abobrinha (3) e a couve-flor (1), com alho, cebola, tomate sem pele e sem sementes e salsa, juntamente com azeite extra virgem e sal (um punhado de três dedos), refogue até as hortaliças começarem a cozinhar no próprio caldo; acrescente água para este cozimento, o suficiente para cobri-los e deixe cozinhar. No final do preparo, acrescente 1 c.c. de curry em pó, misture bem e liquidifique a ½ da sopa, juntando as porções para servi-la.

Alho Poró + Batata Baroa
Refogue, com cebola + ½ tablete de caldo de galinha, uma unidade grande de alho porró picado( tanto o caule, assim como as folhas) + ½ unidade pequena de batata baroa. Acrescente água( suficiente para cobrir as hortaliças, e deixe cozinhar. Liquidifique-a e sirva.

Beterraba
refogue a beterraba cortada em rodelas médias, com tomates, sem pele e sem sementes, cebolas e alho. Acrescente 2 punhados( de três dedos) de sal, mais 1 tablete de caldo de carne. Acrescente água para cozinhar, até a beterraba ficar bem macia, quebrando. Liquidifique-a, torne a aquecê-la, sirva-a e adicione ao prato 1(c.s) de iogurte natural desnatado, consistência suave e cheiro verde picado( ½ c.s.).

Caldo de Galinha
cozinhe um peito de frango, com dois litros de água, com aipo(4 c.s.) + cebola( 1 média) + cenoura(1/2 unidade cortada em rodelas finas) e salsa( 2 c.s) + um pouco de sal. Deixe cozinhar até o peito de frango ficar bem claro e bem macio; retire-o, juntamente com as hortaliças e deixe este caldo repousar. Após algumas horas(1 ½) o caldo estará coberto por uma camada de gordura, a qual deverá ser retirada, com uma concha e dispensada. Após esta retirada de gordura retorne as hortaliças ao caldo, mais o peito de frango desfiado. Aqueça e sirva.

Caldo de Quinua com Legumes

Ingredientes:
2 cenouras
1 chuchu
1 salsão
1 alho-poró
água
1 xícara flocos de Quinua
shoyu “light”
Alecrim ou alguma outra erva de sua preferência

Modo de Preparo:
Coloque os vegetais para cozinhar com água e sal. Primeiro, cozinhe a cenoura e o salsão. Depois de cinco minutos acrescente os outros ingredientes. Quando estiverem quase cozidos, acrescente o grão de quinua e deixe cozinhar mais 2 minutos. Liquidifique 50% do preparo, torne a miasturá-los e acrescente os temperos. Se quiser, coloque uma folha de espinafre crú picado, ao servir.

Caldo Verde

Ingredientes:
Para 6 Pratos:
300 g de Batatas
1 Cebola Grande
3 Grandes Dentes de Alho
3 fatias finas de tofu(queijo de soja) defumado
3 Colheres das de Sopa de Azeite de oliva extra virgem
200 g de Couve
Sal (agosto, mas moderado)

Modo de preparo:
Descasque as batatas e a cebola e os alhos. Corte as batatas em tiras finas, pique a cebola e os alhos e leve tudo para panela.Cubra com água fria e acrescente o tofu defumado cortado em pequenos pedaços.Cozinhe em fogo baixo até a batata começar a se desfazer.Retire a panela do fogo e amasse as batatas de modo a reduzi-las a puré.Leve a panela novamente ao fogo e assim que ferver, introduza a couve finíssimamente cortada. Adcione um pouco de sal, se necessário.Cozinhe por cerca de quatro minutos, deligue o fogo e adicione o azeite de oliva extra-virgem.

Sopa de Cebola
refogue as cebolas(3 unidades grandes) com alho e ½ batata pequena, crua e descascada(cortada palito)+ 1/3 de tablete de caldo de galinha. Adicione água para cozinhar, somente o suficiente para cobrir os legumes; e após o cozimento, liquidifique ½ porção da sopa juntando as duas partes para servir.
Creme de palmito
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
400 ml de leite semi desnatado
250 ml de água
1 cebola picada
1 talo de alho-poró em rodelas
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
1 vidro de palmito

Modo de Preparo:
Junte a cebola e o alho-poró e refogue em 1 colher das de chá de óleo de canola por alguns minutos até que murchem.
Junte o leite e a água.
Acrescente os palmitos picados, mas reserve algumas fatias para a decoração.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
Bata o creme no liquidificador e volte à panela para esquentar.
Sirva quente, com a salsinha e a cebolinha picadas a gosto e as rodelas de palmito reservadas e agora cortadas em quatro para decorar a sopa.

Você pode substituir o palmito por aspargos.

Hortaliças
use hortaliças diversificadas, como: 2 folhas – brócolis e repolho + 1 flor – couve flor + 3 legumes abóbora, chuchu, abobrinha.Já escolhidas as hortaliças, refogue-as com óleo(1 c.s.) juntamente com cebola picada, alho picado, tomate sem pele picado e salsa; adicione meio tablete de caldo de galinha sem gordura, ½ (c.c.) de nós moscada picada e um pouco de sal( um punhado de três dedos); adicione água – o suficiente para cobrir as hortaliças – e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Pode ser liquidificada por opção, mas eu recomendo que seja consumida em pedaços, a chamada sopa de entulho.

Missô
Ferva 1 ½ pratos de sopa de água, com 1 dente de alho picado. Desligue o fogo e adicione 2 a 3(c.s.) do missô, dissolva-o e acrescente cenoura ralada crua, cogumelos fatiados, acelga picada crua e cebolinha verde picada, até a parte branca, inclusive.

Sopa creme de abóbora c/ hortelã

Ingredientes:
1/2  xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de hortelã picada
1 quilo de abóbora-moranga descascada e picada
1 cebola média picada
Pimenta-do-reino a gosto
sal

Modo de preparo:
Colocar em uma panela a abóbora, a cebola e levar para cozinhar; assim que ferver, reduzir o fogo e cozinhar por 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia, mexer de vez em quando. Acertar o sal e  a pimenta, misturar e retirar do fogo. Transferir a metade da sopa para o liquidificador e juntar a hortelã, bater por 1 minuto e despejar na panela com a sopa restante. Misturar e distribuir nos pratos. Para servir adicione  1 colher das de sopa do iogurte natural desnatado

Sopa de cenoura

Ingredientes
4 a 6 cenouras, descascadas e cortadas em fatias grossas
1 cebola média, descascada e cortada em quartos
1 nabo japonês médio, descascado e cortado em tiras
2 dentes de alho descascados
750 ml de água ou caldo de legumes
Sal e pimenta em pó a gosto
25 g de sementes de girassol, amêndoas e pistache ralados (misturados)

Modo de preparo:
Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e pimenta a gosto e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata a metade num liquidificador, volte a misturar as porções. Retorne a mistura à panela, aqueça bem e sirva.Por último adicione as sementes oleaginosas que foram misturadas, algo em torno de uma colher das de chá por prato.

Sopa de Escarola

Ingredientes
2 pés de escarola
2 litros de água fervente
3 tomates picados sem pele
1 dente de alho amassado
1 cebola grande picada
2 colheres (das de sopa) de óleo
1 colher (das de chá) de sal
pimenta moída a gosto

Modo de Preparo
Lave bem as folhas de escarola e corte na metade. Refogue o alho e a cebola. Quando dourar, junte o tomate e o sal, deixando amolecer um pouco. Coloque a escarola e o aipo. Reogue por cerca de dois minutos e em seguida acrescente a  água. Deixe cozinhar até a escarola ficar macia. Prove o sal.

Sopa de trigo sarraceno

Ingredientes:
1 xícara de trigo sarraceno
1/2 cebola pequena picada
1 colher das de sopa de missô
1/2 colher das de chá de azeite extra virgem

Modo de preparo:
Cozinhe a cebola em 1 litro de água. Acrescente o missô e deixe cozinhar por ½ minuto. Acrescente o trigo e deixe ferver por uma hora.

Sopa Light de Lentilhas

Ingredientes
1 pacote de lentilhas (250 g)
3 tomates
1 cebola média
2 dentes de alho picados
1 cenoura picada em pedacinhos miúdos
1 talo de aipo
1,5 L de água
2 cubos de caldo de galinha
1 colher (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Deixe as lentilhas de molho por cerca de 12 horas. Refogue bem o óleo com a cebola, o aipo e o alho. Acrescente os tomates, a cenoura, as lentilhas escorridas e os cubos de caldo de galinha. Deixe refogando por cerca de 10 minutos e, então, acrescente a água. Deixe cozinhar até que as lentilhas estejam macias, mas antes que comecem a se desfazer.
Sopa de Tomate
Faremos esta sopa, com uma lata de tomates cozidos sem pele, chamado de tomate pelado, acrescentaremos 1/3 desta lata de água + alho a gosto + cebola picada( 3 colheres de sopa) + pimenta moída + sal( um punhado de três dedos), faremos então um cozimento, até esta água ser reduzida, deixando a sopa bem encorpada; deixe resfriar, liquidifique-a e sirva-a fria, ou aqueça-a. Ao servir, acrescente cebolinha verde picada( 1 c.s.)

Verduras
Esta é uma sopa que deve ser reservada, para uma Segunda feira, ligada à limpeza, de um final de semana de “esbórnia”, de muita festa. Utilize folhas, como: acelga, folhas de brócolis, alface, espinafre, repolho e bem pouco agrião, procure colocar quantidades de folhas proporcionalmente iguais, assim teremos um sabor mais leve, mais integrado. Refogue as verduras, com alho, cebola e salsão + 1 tablete de caldo de galinha. Acrescente água para cozinhar e sirva a sopa em pedaços, evite liquidificá-la, pois ficará muito escura e com sabor levemente amargo.