Slide background

Almôndega de Carne de Soja
Hidrate a Carne de Soja (1 xícara )  em  1  xícara das de chá de água morna com o suco de limão (1 colher das de sopa) , por 10 a 15 minutos. Junte a Carne de Soja, cebola ( 1 1/2 unidades ralada), ovo ( 1 unidade inteira) e temperos como: pimenta, cheiro-verde e orégano a gosto. Amasse com a mão homogeneizando os produtos. Prepare as almôndegas no tamanho desejado. Cozinhe-as no molho shoyo light (que fora previamente diluído em água numa proporção de 1:1), ou então no molho de tomate natural por uns 10 minutos.


Cozido de Seitan
Leve a água a ferver com a alga kombu (10 cm) . Remova a kombu e reserve.  Cozinhe as hortaliças: cenoura (1 unidade média cortada em pedaços médios), nabo japonês ( ¼ de unidade), couv de bruxelas( 8 unidades) individualmente até ficarem  “al dente” . Remova -os   e reserve-os . Aqueça  uma panela e adicione óleo  de gergelim ou canola (1 colher das de chá)  e refogue a cebola por 3 a 5 minutos, adicione os cogumelos (6 unidades cortadas em cruz – quatro partes)  e refogue por mais 2 a 3 minutos. Adicione o seitan nat´s ( 1 “bife” lavado em água corrente e cortado em tiras)  e os vegetais, inclusive a alga  e refogue todos rapidamente. Adicione o louro (1 folha). Cozinhe por 5 minutos, adicione o shoyu light (1colher das de sopa – diluído em água numa proporção de 1:1) e cozinhe por mais 2 minutos. Desligue o fogo e sirva.
Como variação adicione um pouco de gengibre ralado .


Hamburguer de Soja
Misture bem todos os ingredientes  :  2 xícaras ( das de chá ) de soja cozida, descascada e moída,1 xícara ( das de chá ) de aveia em flocos finos ou arroz integral cozido,4 colheres ( das de sopa ) de farinha integral de trigo, 1 cebola picada, 1 dente de alho espremido, 1 colher ( das de sopa ) de gérmen de trigo, 1 colher ( das de sopa ) de gergelim, 2 colheres ( das de sopa ) de shoyo light, 2 ovos, e cheiro verde a gosto, mas não menos que 1 colher (das de sopa): . Faça 10 bolas de massa e passe-as em farinha integral ou de rosca.  Prepare-as  em  uma frigideira anti-aderente untada, abrindo a bola com uma colher em formato de hambúrguer. Doure o outro lado.


Seitan acebolado

Ingredientes:
1 colher das de chá de óleo de gergelim
8 bifes de seitan, já lavados em água corrente
1 cebola cortada em ½ lua, fatias finas
1 dente de alho picado
1 colher das de sopa de shoyu “light”
3 colheres das de sopa de água
1 colher das de café de gengibre ralado
Cebolinha verde picada à gosto
 

Forma de preparo:
Refogue no óleo de gergelim, o alho e os bifes de seitan cortados em cubos. Passados 3 minutos, adicione a cebola. Acrescente o shoyu, a água e o gengibre. Cozinhe por dez minutos em fogo baixo, com a panela tampada. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha verde.


Seitan Sukiyaki

Ingredientes:
2 copos de água
10 cm
de alga kombu
2 colheres das de sopa de shoyu “light”
5 pedaços de abóbora ¼ de repolho, cortado em pedaços grandes
2 copos de seitan, já lavados em água corrente cortados em pedaços grandes
1 tofu cortado em cubinhos e lavados em água corrente
1 molho de agrião cortados em padaços médios

 Forma de preparo:
Coloque a água, a alga e o shoyu numa panela e deixe ferver. Adicione a abóbora, o repolho e o seitan. Tampe e cozinhe por cerca de 25 minutos, at[e ficarem bem macios. Adicione o tofu e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente o agrião, cozinhe por no máximo 2 minutos e sirva. Se sua dieta permitir, acompanhe arroz integral.


Tofu com Gengibre ralado

Ingredientes:
250 g de tofu (queijo de soja)
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de cebolinha picada em rodelinhas
5 colheres (sopa) de shoyu light

Modo de Preparo
1. Com uma faca afiada, corte o queijo em cubos grandes. Tome cuidado para não desmanchar o tofu. Reserve.
2. Rale o gengibre no ralo grosso. Corte a cebolinha em rodelas finas.
3. Distribua o queijo em um prato. Com a ajuda de uma colher, distribua uma porção de gengibre ralado e cebolinha sobre cada cubo de tofu. Sirva e consuma regado com o shoyu.


Tofú com Legumes Grelhados
Corte uns quatro cubos de tofu,lave-os em água corrente numa peneira e reserve. Para montar os espetinhos, lembre que vamos grelhar, portanto reserve um espaço para podermos levar os espetinhos com segurança para o preparo na grelha. Comece a montagem alternado o cogumelo fresco in natura cortado ao meio, alho porró cozido no vapor(2 minutos de cozimento), tofu, brócolis americano(somente as flores, inteiras e pedaços médios)também já perviamente cozido no vapor(3 minutos de cozimento). Montados os espetinhos, leve-os para grelhar e regue-os durante o preparo com caldo de galinha(vide receita de sopa) sem gordura e acrescente pimenta moída e sal moderadamente.