Slide background

Ao Sugo
faça um molho de tomates ( cozidos e sem pele – enlatados, chamados de tomates pelatti(sem pele)) – pique os tomates e acrescente ao cozimento, alho e cebola picados e uma pitada (três dedos) de sal.


Com Brócolis
Refogue o brócolis crú, cortado em flores médias, sem o talo(cabo), com cebola e alho picados e um pouco de gengibre(1 c.c.) ralado + 1(c.s.) de molho de tomate


Com Ervas
refogue por 4 minutos sálvia, manjericão, orégano, alecrim, junto de cebola(5 c.s.) picada e azeite extra- virgem. Acrescente o macarrão, já cozido, junto com uma c.s. de cream cheese light. Misture e sirva.


Com Mix de Cogumelos Frescos
refogue os cogumelos ( já lavados) de diferentes qualidades, como: shiitake, paris, secchi, com cebola, alho, azeite(1/2 c.c.), até ficarem bem macios


Com Zuchinni
Refogue abobrinha, cortada em tiras finas, com azeite extra- virgem + cebola + alho, até dourar


Espaguete Al Lemon

Ingredientes:
– 500 g espaguete (de preferência de grano duro)
– raspas da casca de 1 limão
– 4 colheres (sopa) de suco de limão
– 3 colheres (sopa) de salsa
– 1/2 xícara (chá) de azeite oliva
– 5 dentes de alho

Modo de preparo:
Coloque o macarrão para cozinhar com sal. Pique a salsa e o alho. Coloque o azeite numa panela. Quando ele estiver bem quente, desligue o fogo e jogar o alho. Em seguida, junte  a salsa, as raspas de limão, o suco de limão e uma concha da água do macarrão. Escorra o macarrão cozido e misture com o molho. Sirva logo em seguida.


Espaguete Molho de Alho Poró

Ingredientes:
1 pacote de espaguete
100 g de cogumelos frescos(paris / shiitake / shiimeji)
Queijo de búfala
2 maços de alho poró
azeite extra virgem
sal

Forma de Preparo:
Cozinhar a massa do espaguete al dente. para o molho: Cortar o talo do alho poró em rodelas finas. Colocar em uma frigideira um fio de óleo de canola, refogar o alho poró, acrescentar os coumelos, o queijo de búfala e corrigir o sal. colocar a massa em um “bowl” , despejar o molho, polvilhar um pouco de queijo de búfala cortados em tiras finas e servir.


Espaguete Napolitano

Ingredientes
1 lata de tomates “pelados” cozidos
2 colheres das de sopa de azeite de oliva extra virgem
3 dentes de alho
4 files de anchova
Orégano
1 pacote de espaguete
Sal e pimenta do reino moída à gosto, mas moderadamente

Forma de Preparo
Fatie ou pique (prefiro picado) o alho em pequenos pedaços e coloque-o junto com o azeite de oliva extra-virgem e  leve-o para uma frigideira, com os tomates picados, juntamente com o suco que vem dentro da própria lata de tomate e mexa-os por quinze minutos, até a parte líquida do molho evaporar. Adicione as anchovas fatiadas e acrescente muito pouco sal e pimenta moída . Cozinhe em fogo baixo por mais uns dez ou quinze minutos e adicione o orégano (prefiro o fresco neste preparo, mas também poderá ser o seco) e o molho está pronto. Cozinhe o espaguete em água sem óleo ou azeite, somente com um pouquinho de sal, por uns doze minutos ou um pouco menos caso prefira a massa mais “al dente” . Escorra e sirva a massa. Cubra-a com o molho.Os Napolitanos não utilizam queijo em espaguete, especialmente com este tipo de molho, mas caso você prefira, sendo o seu dia livre, acrescente um bom grana padano. Esta receita serve quatro generosas porções.


Fusilli com Molho de Alecrim

Ingredientes
500 gramas de fusilli (tipo “parafuso”)
2  (colheres das de chá) de alecrim fresco picado ou 1  (colher das de chá) de alecrim seco
1 colher (das de sopa) de azeite de oliva
450 gramas de tomates em lata, sem escorrer e amassados
60 gramas de queijo búfala ralado
pimenta-do-reino moída na hora
2 dentes de alho amassados

Forma de preparo:
Cozinhar o macarrão em água fervente, seguindo instruções da embalagem. Escorrer e manter aquecido. Aquecer o azeite em uma frigideira e refogar o alho e o alecrim, em fogo baixo, por 2-3 minutos. Adicionar os tomates, ferver e cozinhar por mais 3-4 minutos. Temperar a gosto com pimenta-do-reino. Misturar o molho à massa e homogeneizar. Salpicar o queijo de búfala, já ralado e servir quente.


Lasanha de Abobrinha
Fatie as abobrinhas com casca(1/2 unidade) e reserve. Bata no liquidificador ou processador:tomates(2 unidades sem pele) com alho(1 dente de alho pequeno), sal moderadamente e orégano à gosto. Monte num refratário, uma camada de molho, umas duas camadas de abobrinha, espalhe um pouco de molho, algumas fatias de cebola, salsa picada(1 colher das chá), espalhe queijo branco(1/2 colher das de sopa de cottage ou então ricota). Torne a colocar fatias de abobrinha, repetindo todas as camadas. Leve ao forno médio, por cerca de 20 minutos, até que as abobrinhas estejam murchas. Se preferir, use o microondas. O tempo de cozimento é de 8 a 10 minutos em potência alta. Para servir acrescente azeite de oliva extra- virgem moderadamente.


Macarrão ao Molho de Mostarda

Para a salada
Ingredientes:
300 g de macarrão integral parafuso
1 cebola
1/2 cenoura
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/4 colher (sopa) de tom-ilho seco
2 tomates
1 molho de rúcula
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo
1. Numa panela, coloque 3 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
2. Num escorredor, coloque o macarrão e deixe escorrer. Transfira o macarrão para uma tigela. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite e um pouco de água para não grudar.
3. Numa tábua, pique a cebola, a cenoura, o salsão, a rúcula e o alho em cubinhos.
4. Acrescente o vinho e o tomilho ao macarrão
5. Faça um corte em X na base dos tomates. Numa panela com água fervendo, coloque-os por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Pique-os em cubinhos. Reserve.

Para o molho de mostarda
Ingredientes:
1 1/2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de mostarda
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo
Numa tigelinha, misture todos os ingredientes com um batedor de inox.


Penne com alho-poró

Ingredientes:
200 g de alho-poró em rodelas
200 g de cogumelo fresco em fatias
2 clheres das de sopa de requeijão light
sal e pimenta-do-reino
500 g de penne tricolore

Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue o alho-poró com cebola e uma colher das de sopa de água até murchar. Junte o cogumelo refogue por mais alguns minutos. Acrescente o requeijão e mexa bem e se necessário for adicione uma a duas colheres das de sopa de leite semi-desnatado, mas somente se ficar uma para a mistura citada anteriormente. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos e reserve. Cozinhe o penne com água e sal . Retire quando estiver al dente. Sirva o penne com o molho de alho-poró e cogumelos e aproveite.
Para 4 pessoas


Quiche de brócolis e cenoura

Ingredientes:
150g de brócolis cozido e picado;
1/4 de xícara das de chá de palmito picado;
1/4 xícara das de chá de ricota amassada;
1/4 xícara das de chá de queijo tipo cottage;
1 ovo inteiro;
2 claras;
1/4 xícara das de chá de cebola picada;
1 colher das de sopa de mostarda de dijon;
sal e pimenta do reino à gosto, mas com moderação;
1 cenoura média lavada e descascada.

Modo de preparo:
Bata os ovos e misture a seguir todos os ingredientes, exceto a cenoura, num recipiente. Fatie a cenoura em lâminas ” transparentes” e as espalhe no fundo e ao redor de uma forma borrifada de óleo de canola. sobreponha à massa, o recheio. Cozinhe em forno médio por cerca de 45 minutos, até dourar e a quiche estar cozida no centro. Sirva cortada em fatias e acompanhada de uma bela salada colorida.


Rúcula e Tomate Seco
refogue o tomate seco ,cortado em tiras, em alho, cebola, salsa e azeite extra-virgem ( 1c.s.), acrescente a rúcula, cortada em pedaços grandes. Refogue por 5 minutos e acrescente o macarrão, já cozido. Misture e sirva, acrescentando ½ c.s. de queijo parmesão ralado


Yaksoba de Legumes
refogue com shoyo(1c.s.) + alho e cebola picados, os legumes- ex: brócolis, cenoura, berinjela, vagem, cogumelo – em seguida, acrescente o macarrão , já cozido; aqueça e sirva.