Slide background

Banana Cozida
4 porções

Ingredientes:
3 bananas-nanicas (260 g)
1 xícara (chá) de suco de laranja (125 ml)
1/2 xícara (chá) de água
1 1/2 colheres (sopa) de tal e qual( 20 g)
1 pau de canela
3 cravos-da-índia
1 pedaço de aniz estrelado
1 pedaço de gengibre ralado (3 cm)
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
1- Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento e novamente ao meio, no sentido horizontal.
2- Aqueça uma frigideira grande e doure ligeiramente as bananas, virando para que dourem por igual.
3- Acrescente o suco de laranja, a água, o tal e qual, a canela, o cravo-da-índia, o aniz estrelado e o gengibre ralado. Cozinhe em fogo brando, até que as bananas tenham amolecido e o líquido tenha reduzido pela metade.
4- Retire a canela, os cravos e o aniz estrelado. Distribua 3 pedaços de banana em 4 pratos de sobremesa, cubra com a calda, polvilhe a canela em pó e sirva em seguida.


Barrinha de Cereal de Frutas
Numa panela, coloque geléia diet de framboesa(1 vidro de 200ml),suco de limão(1/2 unidade),farinha de trigo integral(1 colher das de chá), misture bem, deixe ferver por 5 minutos e junte nozes picadas(4 colheres das de sopa). Numa vasilha coloque granola(3 xícaras), pêra desidratada picada(1 xícara). Misture bem. Coloque em uma fôrma de 20 cm x 25 cm untada com óleo de canola, alise a superfície com uma espátula e deixe secar por 12 horas, fora da geladeira, em local fresco. Leve ao forno por uns quarenta minutos e ao retirara acrescente canela em pó.Corte com uma faca afiada em quadrados de 5 cm e embrulhe em papel celofane. Rende: 20 barrinhas Valor enrgético por barra: 63kcal


Bolo de Maça Delicioso
(Para o dia Livre)

Ingredientes
3 maçãs verdes descascadas sem sementes e em cubos (4 xíc.)
1/4 xíc. de suco de maçã
1/2 xíc. de leite desnatado
1/2 xíc. de farinha de trigo
1/3 xíc. de açúcar
1 1/2 c.c. de bicarbonato de sódio
1 c.c. de essência de baunilha
1/4 c.c. de canela em pó
1/2 pitada de sal

Modo de Preparar
Preaqueça o forno a 190° C. Pincele com gotas de óleo um recipiente refratário de 24 X 24 cm. Espalhe a maçã e asse até amaciar, por 15 min. (Se quiser usar o forno microondas, cozinhe em potência ALTA, por 3 min.). Deixe esfriar.
Reduza o forno a 180°C. Pincele levemente 6 fôrmas individuais de louça para pudim.
Numa tigela misture o leite, a farinha, o açúcar, o bicarbonato, a baunilha e a canela. Mexa bem.
Divida a maçã nas formas e cubra cada uma com a mistura do leite dividida. Asse até ficar dourado, por 20 min. Para fazer numa única fôrma de louça (de 24x24cm), basta seguir o mesmo processo e assar por 30 min. Sirva morno ou a temperatura ambiente.


Brigadeiro Light
(para um dia de festa – um dia livre)
50 unidades – 10 porções de 5 unidades

Ingredientes:
1 xícara e meia (chá) de leite em pó desnatado (150 g)
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de margarina light (30 g)
5 colheres (sopa) de achocolatado light (46 g)
1/2 xícara (chá) de leite desnatado (120 g)
1 colher (sopa) de amido de milho (8 g)
1/2 xícara (chá) de tal e qual (20 g)

Para enrolar:
meia xícara (chá) de chocolate granulado (75 g)

Para untar:
margarina light

Modo de preparo:
1- Bata no liqüidificador o leite em pó, a água, a margarina light, o achocolatado light, o leite, o amido de milho e o tal e qual até formar uma mistura homogênea.
2- Passe a mistura para uma panela média e aqueça em fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela.
3- Retire do fogo e passe para um prato levemente untado.
4- Quando esfriar, unte as mãos com a margarina light e, com o auxílio de uma colher de sobremesa, faça 50 bolinhas.
5- Passe-as pelo chocolate granulado e sirva em seguida.

VARIAÇÃO
Se você preferir, ao invés de passar os brigadeiros no chocolate granulado, você pode passá-los no achocolatado light. Nesse caso, cada brigadeiro fornecerá 29 kcal.


Compota de Abacaxi
Corte um abacaxi pequeno em fatias e retire o miolo. Coloque numa panela com 5 c.s. rasas de adoçante dietético em pó, 4 cravos, 1 pedaço de canela e 1 ½ xícara (chá) de água. Deixe no fogo até as fatias ficarem macias. Retire do fogo e deixe esfriar.


Espuma de Chocolate
Bata por 2 min. no liquidificador 1 envelope de gelatina incolor e 1 xícara de água quente. Acrescente 1 c.s. de adoçante forno e fogão, ½ c.c. de essência de baunilha e 3 c.s. de achocolatado diet. Bata por 2 min. Junte 1 ½ xícara de gelo picado e ½ xícara de iogurte desnatado. Bata até engrossar, coloque em 6 tacinhas e leve à geladeira.


Espuma de Chocolate
Bata por 2 min. no liquidificador 1 envelope de gelatina incolor e 1 xícara de água quente. Acrescente 1 c.s. de adoçante forno e fogão, ½ c.c. de essência de baunilha e 3 c.s. de achocolatado diet. Bata por 2 min. Junte 1 ½ xícara de gelo picado e ½ xícara de iogurte desnatado. Bata até engrossar, coloque em 6 tacinhas e leve à geladeira.


Espuma de Morango
Bata por 2 min. no liquidificador ½ xícara de água quente e 1 pacote de gelatina diet sabor morango. Acrescente ½ xícara de gelo picado e bata por mais 1 min. Coloque em tacinhas, decore c/ morangos frescos fatiados e leve a geladeira


Frozen de Maracujá
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos. Freezer: cerca de 4 horas

 Ingredientes
2 potes de iogurte desnatado (400g)
meia xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (120ml)
6 colheres (sopa) de adoçante em pó que possa ir ao fogo(12g)
3 claras em neve (90g)

Modo de preparo:
Bata o iogurte com o suco de maracujá e o adoçante no liqüidificador e misture delicadamente com as claras em neve. Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer por cerca de 2 horas. Bata vigorosamente a mistura com uma colher grande e volte ao freezer até gelar.

DICA: substitua o suco de maracujá por outro suco de sua preferência.


Frutas Incrementadas
Misture batendo 1 copo de iogurte desnatado, 3 c.s. de suco de laranja natural e 1 c.s. rasa de adoçante em pó, e leve a geladeira. Mistura 1 maçã s/ casca em cubinhos c/ 1 c.s. de suco de limão. Adicione 1 xícara de melão em cubinhos e 1 xícara de morangos fatiados. Coloque a mistura das frutas em 5 tacinhas. Na hora de servir coloque o molho.


Geléia de Pimenta

Ingredientes:
2 quilos de maçãs vermelhas Fuji;
6 unidades de pimenta dedo de moça;
½ litro de água;
2 colheres(sopa) de vinagre de maçã;
1 colher(sopa) de gelatina incolor em pó sem sabor;
4 colheres(sopa) de água quente para a gelatina;
2 xícaras de adoçante granular.

Modo de Fazer:
Lave as maçãs e corte sem tirar as cascas.Coloque numa panela de pressão com a água e o vinagre e deixe cozinhar (na pressão) por 30 minutos.Tire  da panela e bata no liquidificador por aproximadamente 3 minutos.Passe a mistura numa peneira e reserve. Bata 4 pimentas no liquidificador. Misture as pimentas com as maçãs, leve ao fogo, adicione a gelatina, mexendo de vez em quando, até o ponto de geléia, por mais ou menos 1 hora. Corte 2 pimentas bem fininhas e misture à geléia, fervendo por mais 10 minutos. Por último coloque o adoçante.


Iogurte Natural c/ Gelatina Light
2 xícaras das de chá de água , 1 gelatina em pó diet de uva ou morango ou cereja…, 1/2 iogurte desnatado Ferva a metade da água, dissolva a gelatina e junte o restante da água. Coloque-a em um pirex e leve à geladeira até endurecer. Leve-a ao liquidificador com o iogurte e bata por alguns segundos. Coloque em tacinhas individuais e volte à geladeira para endurecer.


Pêra Cozida ao Vinho
(Para o Dia Livre)
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 5 minutos
4 porções

Ingredientes:
4 pêras pequenas maduras e firmes (160 g cada)
1 xícara (chá) de água
1 1/2 colheres (sopa) de tal e qual(20 g)
3 colheres (sopa) de vinho tinto seco (45 g)
1 pau de canela

Modo de preparo:
1 – Descasque as pêras mantendo o cabinho. À medida que for descascando as frutas, deixe-as mergulhadas em uma tigela com água o suficiente par cobri-las e suco de 1 limão.
2 – Em uma panela média, junte a água, o tal e qual, o vinho e a canela em pau. Misture bem. Leve ao fogo até levantar fervura e o tal e qual dissolver completamente.
3 – Acrescente as pêras e cozinhe-as em fogo brando, com a panela tampada, até ficarem macias. Mexa a panela de vez em quando, para que as pêras mudem de posição e fiquem rosadas de todos os lados.
4 – Sirva cada pêra regada com a calda de vinho.


Sorvete de Banana
Bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa, 4 bananas prata maduras picadas, 1 c.c.de suco de limão, 1 c.c.de canela em pó, 1 xícara de iogurte desnatado, 2 c.s. rasas de adoçante em pó. Leve ao freezer por 45 min. Retorne a mistura ao liquidificador. Coloque em tacinhas e retorne ao freezer