Slide background

Cassoulet
INGREDIENTES:
1 kg de feijão branco
1 colher das de sopa
1 kg de frango desossado
500 gramas de tomate maduro
3 folhas de louro
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 maço de cebolinha
1 xícara (café) de óleo de canola
sal e pimenta vermelha a gosto

MODO DE FAZER:
Escolher, lavar e deixar de molho mais ou menos 1 hora o feijão branco
Em um panela coloca-lo para cozinhar 80%. Cortar o frango em cubos (20 g).
Aquecer o óleo de canola , dourar a cebola, o alho picadinho e refogar o frango.
Acrescentar no feijão, o tomate batido e cozido, o frango, o louro, sal e pimenta a gosto.
Deixar cozinhar ate ficar tudo macio.
Desligar a panela e por ultimo colocar a cebolinha picada.
Servir quente.


Espetinho de Frango Tropical
Corte um filé de peito de frango em cubos e tempere-os com páprica picante(1 colher das de chá bem rasinha),cebola(1 colher das de chá ralada ou picada), hortelã(1 colher das de sobremesa), vinagre de maçã(1 colher das de sobremesa), sal( uma pitada), aspartame(1/2 envelope pequeno)e por último abacaxí(2 rodelas finas cortadas em X). Grelhe numa superfície untada* com óleo de canola. *para untar pegue 1/2 colher das de chá do óleo e despeje-o sobre a superfície da grelha e espalhe em movimentos circulares com papel absorvente.


Frango c/ coentro e alho
Ingredientes:
2 frangos pequenos
1  (das de chá) de canela em pedaços
1  (das de chá) de sementes de cominho
1  (das de sopa) de óleo de canola
1 maço de coentro fresco (só as folhinhas)
6 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino

Forma de preparo:
Aquecer o forno a 230ºC.  Picar as folhas de coentro . Descascar os dentes de alho e cortar ao meio, no sentido do comprimento. Temperar os frangos, interna e externamente, com sal e pimenta. Na cavidade de cada um, colocar porções iguais de alho, cominho, canela e coentro. Untar os frangos com o óleo. Levar os frangos ao forno em uma assadeira e por 45 minutos, ou até que a carne esteja macia e ligeiramente dourada.


Frango c/ Legumes no Shoyo
Corte o filé de frango(1/2 peito por pessoa) em iscas e tempere-o com pimentas rosas(1 colher da de café), shoyo light(numa pequena quantidade – 1/2 colher das de chá e este já previamente diluído em água numa proporção de 1:1),cebolas(cortadas também em iscas, algo em torno de 2 colheres das de sopa). Leve esta mistura de ingredientes para uma frigideira já aquecida, num fogo médio. Quando a cebola estiver bem macia, já é o momento de acrescentarmos os legumes crús(vagem(1c.s.) – cortada em pedaços médios + abobrinha(1c.s.) – cortada em meia lua em tamanhos médios + broto de feijão(2c.s.) – lavado em água fria + acelga(1c.s.) cortada em tiras finas + cenoura(2 1/2 c.s.) cortada palito. A nova mistura permanece no fogo por mais alguns minutos, não mais do que cinco minutos, tempo suficente de finalizar o cozimento o frango e manter a integridade nutricional destas hortaliças “al dente”.


Frango C/ Molho Especial
02 coxas com sobrecoxas desossadas e abertas, cortadas em tiras.
Temperar com uma pitada de sal, e refogar em molho shoyo “light” (1/2 colher das de sopa).
Acrescentar gengibre (1 colher das de sopa ralado).
Frango Caipira com Ervas
tempere o frango, de preferência a carcaça, com alho(4 dentes picados), cebola(1 unidade pequena), suco de cenoura(que pode ser centrifugada, senão liquidificada e coada num pano), ervas(num formato de buquê: orégano, alecrim, sálvia e cheiro verde) e sal grosso(uma colher das de chá, colocada sobre o carcaça – sal este que deverá ser retirado ao final do preparo, juntamente com a retirada da pele de frango.) Distribua o tempero por sobre o frango e reserve uma parte (cebola / alho / ervas) para colocar dentro do frango. Cubra com papel laminado e deixe num forno previamente aquecido e numa temperatura média por cerca de 25 minutos. Retire o papel laminado e regue o frango com água(1/2 copo) e deixe dourar por cerca de 10 a 15 minutos. Retire a pele do frango e sirva acompanhado de uma colorida e saudável salada.


Frango com Quiabo
INGREDIENTES:
30 coxas ou sobrecoxa de 90gramas cada
1 1/2 de tomate maduro
1 kg de quiabo tenro
4 dentes de alho
2 cebolas graúdas
1 maço de cebolinha (cheiro verde)
1 1/2 colheres das de sopa de azeite extra-virgem
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER:
Refogar o frango com  alho e cebola em cubos.
Acrescentar o tomate já batido, sal e pimenta do reino a gosto.
Deixar cozinhar.Lavar os quiabos com os cabinhos e as pontas,deixar cozinhar. Depois do quiabo cozido retirar os cabinhos e as pontas.
Acrescenta-lo ao frango, deixar descansar alguns minutos,e salpicar com cheiro verde picado. Servir quente e acrescente o azeite extra-virgem.


Frango oriental
Grelhe a filé de frango virando-o uma vez apenas de cada lado, permanecendo cada superfície por uns dois minutos na grelha. Corte-o em tiras médias e reserve.Como esta etapa citada anteriormente é muito rápida, não necessitaremos de nenhum tipo de óleo. Leve para uma panela média cenoura palito(1/2 xícara das de chá) e vagem(1/2xícara das de chá) já cozidas no vapor(por uns três minutos), broto de bambú(1/4 de xícara das de chá) cozido em água sem sal, saquê(1 colher das de sopa), caldo de galinha(1/2 xícara das de chá),shoyo (1 colher das de sopa), pimenta moída à gosto e gengibre ralado com casca(1/2 colher das de café). O cozimento durará cerca de sete minutos em fogo alto. Mexeremos a cada minuto homogeneizando os ingredientes.


Franguinho Bacana
Ingredientes:
4 filés de sobrecoxa
2 cebolas
8 cogumelos frescos (paris)
1/4 de xícara de vinagre de maçã
Salsa fresca
1/2 xícara chá de caldo de galinha (vide receitas em sopa)
3 colheres das de sopa de molho de tomate
Óleo de canola
Sal e pimenta moída

Forma de preparo:
Limpe o frango, livrando-o de sua pele e de suas gorduras. Corte-o em cubos. Descasque as cebolas e corte-as em meia-lua. Lave muito bem os cogumelos em água corrente e os seque. Corte-os em lâminas.
Coloque-os numa frigideira grande, com o fundo antiaderente, untada com óleo de canola. Deixe dourar os pedaços de frango dos dois lados, virando-os. Acrescente os cogumelos e deixe-os cozinhar até que liberem toda a sua água e esta se evapore.
Aguarde as cebolas e os cogumelos ficarem bem “dourados”, ao mesmo tempo que o frango finaliza seu cozimento. Escorra o excesso de gordura da frigideira. Adicione o vinagre e deixe ferver até o molho reduzir para metade.
Tempere com sal e pimenta. Junte ao frango a polpa de tomate e o caldo de galinha .Deixe levantar fervura e espere que o molho reduza a metade. Se o frango não estiver suficientemente macio, adicione um pouco mais caldo de galinha. Ao servir polvilhe salsa fresca picadinha.


Hamburguer de Frango Caipira
Moa o filé de frango(1 peito) e adicione cebola bem picadinha(1c.s.), pimenta moída(1/2 colher das de chá ), cheiro verde(1 colher das de chá) e sal(uma pitadinha). Misture-os, homogeneizando os ingredientes, e com as palmas das mãos crie a forma de um hambúrguer alto(cerca de um dedo e meio a dois dedos de altura). Deixe repousar por uma hora na geladeira(cobertos ou envoltos com vita film) e então grelhe-os numa superfície preferencialmente estriada(uma grelha), mantendo cerca de 2 a 4 minutos cada lado que deverá ficar riscado(dourado) transversalmente pelas “estrias” da grelha. Procure utilizar uma espátula para o preparo do hambúrguer, para que o mesmo não adere na superfície ou se “quebre”, se parta durante o processo.


Peito de Frango do Gabri
Ingredientes:
– 2 peitos de frango grandes com osso
– 1 cebola picada
– 1 talo de salsão picado
– 1 copo de vinho branco
– 1/2 L de caldo de frango
– 200 g de palmito picados
– suco de 1/2 limão
– salsa picada, sal a gosto

Modo de Preparo
Tempere o peito de frango com sal, pimenta, talo de salsão e o vinho branco; deixe marinar por uns 20 minutos e coloque os filés numa assadeira, regue com metade do tempero e leve para assar. A seguir, pegue a carcaça do frango coloque em outra assadeira regue com um pouco da marinada e leve para dourar no forno, por uns 15 minutos; retire e quebre a carcaça. Reserve. À parte, doure a cebola e junte o restante do tempero e as carcaças picadas (para dar gosto). Deixe refogar um pouco ,retire a panela do fogo, e acrescente o caldo do frango. Retorne a panela ao fogo e deixe reduzir, e coe numa peneira. Reserve. Em outra panela acrescente o palmito, o suco de limão, sal e a salsinha; deixe cozinhar por uns 5 minutos. Reserve. Monte o prato com o filé de frango regado com o molho e o palmito para acompanhar.
Peito de Perú ao Molho

Ingredientes:
4 filés de peito de perusal e pimenta do reino a gosto3 tomates maduros (500 gr)1 1/2 colheres de sopa de azeite extra virgem 150 gr de champignon cortados em fatias finas2 colheres de chá de alho picados.½ colher de chá de alecrim seco e macerado¼ colher de chá de vinho branco seco2 colheres de sopa de folha de manjericão ou salsa picadas suco de ½ limão¼ de xícara de salsa picadinha para decorar

PREPARO
Tempere os filés de ambos os lados com sal e pimenta do reino a gosto.descasque os tomates e retire as sementes. Corte os em cubinhos, coloque 1 colher de sopa de azeite extra-virgem numa panela e leve ao fogo para aquecer, junte ao champignon e cozinhe-o pôr cerca de 2 minutos em fogo médio, ou até que o liquido que se formar evapore, acrescente o alho e o alecrim. Misture e adicione o vinho e continue cozinhando por 1 minuto.Junte o tomate, o sal e a pimenta do reino a gosto, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Adicione  o manjericão e misture. Coloque o restante de azeite numa frigideira grande o bastante para manter os filés em uma só camada. Leve ao fogo para aquecer, junte os filés por 3 ou 4 minutos. Vire -os e mantenha por mais 4 minutos. Regue o suco de limão, distribua o molho de tomate em 4 pratos e sobre ele coloque o file de peru. salpique com a salsa para decorar e vire em seguida.Rendimento: 4 porções


Peito de Perú Assado c/ Ervas

Pegue um peito de perú desossado e tempere-o com cebola(1colher das de sopa), sal(moderado) e pimenta (moída à gosto). Aqueça o forno previamente, deixando-o quente num fogo médio. Regue o peito de perú com um suco de cenoura centrifugado(centrifugue duas unidades de cenoura média, senão as liquidifique e coa o suco num pano limpo, reservando-o), acrescido de orégano, sálvia e alecrim(para esta última erva vale furar o peito de perú e “espetar” pequenos galinhos do alecrim aos furos, mais ou menos uns 20 raminhos espetados na carne. Coloque o peito de perú, que já está pronto para assar, numa travessa e a cubra com papel laminado. Leve ao forno por uns 20 minutos, mantenha-a no forno, descubra a carne e regue com um pouco de água e deixe dourar, por no máximo mais uns 15 a 20 minutos. Fatie em pedaços finos(1 cm) e sirva.


Peru Natalino
Tempo de Preparo:
3 horas e 30 minutos

Ingredientes:
1 peru aproximadamente 3 kg1 unidade de cenoura grande
1 unidade de abacaxi “in natura”
1 cx. de pêssegos “in natura”
1 cx. de figos “in natura”
1 pct. de cerejas “in natura”(150 g)
1 xícara (chá) de vinho branco
Sal, cravos-da-índia, alecrim e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo:
Tempere o peru com sal e pimenta . Banhe o perú com um suco de cenoura feito com água e coado e junte cravos-da-índia.
Asse em forno pré-aquecido (180ºC), envolto em papel-alumínio, até que fique resistente ao toque do garfo.
Retire o papel-alumínio e banhe com água e alecrim. Aumente o forno para dourar. Sirva em uma baixela, guarnecido com as frutas – abacaxí (cortado em fatias finas), figos (cortados em cruz, ou seja, em quatro partes), pêssegos (descascados e cortados em fatias médias regulares), além das cerejas (estas inteiras e com os cabinhos de preferência).

Dica:
Deixe o peru temperado de um dia para o outro.