Slide background

Arroz Al limone
Durante o cozimento do arroz, adicione suco de limão espremido( faça suco de 1 unidade de limão e divida em 3 porções, ou seja, acrescente de acordo com o evaporar da água de cozimento), quando a água do cozimento estiver quase secando, acrescente 1 c.c. de casca de limão ralada, raspada e misture o arroz e deixe a água secar.
Arroz com Abóbora
Rendimento:4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes
1 cebola picada (100g)
1 colher (sopa) de azeite extra virgem(8g)
1 xícara (chá) rasa de arroz integral (180g)
3 xícaras (chá) de caldo de legumes (750ml)
2 xícaras de flores de abóbora em pedaços (100g)
salsa picada a gosto
120g de ricota defumada em cubos

Modo de Preparo:
Refogue a cebola no azeite e junte o arroz. Regue com o caldo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Quando reduzir o líquido à metade adicione as flores e a salsa. Deixe até secar, adicione a ricota defumada em cubos, mexa e retire. Espere 5 minutos e sirva.
Arroz com Cevada
Ingredientes
– 3 colheres (sopa) de cevada
– 1 xícara (chá) de arroz parboilizado, arbório ou integral
– água quente (para o arroz)
– 1 xícara (chá) de cogumelos frescos em fatias
– ½ xícara (chá) de ervilhas frescas
– 1 dente de alho picado
– sal, salsinha picada a gosto
– 1 colher (chá) de suco de limão
– 1 colher (sobremesa) de tomilho

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes, coloque num refratário, tampe e cozinhe em potência alta por 5 minutos. Reduza a potência para média e cozinhe por mais 35 a 45 minutos, ou até que o arroz fique macio. Deixe descansar tampado, por 5 minutos. Rendimento – 6 porções


Bolinho de arroz de hortaliças

Para este preparo, acrescentaremos mais 1 1/2  xícaras de água. Para que assim tenhamos um arroz mais cozido, para fazer uma “liga”; com isso poderemos moldá-lo, como um bolinho. Após o cozimento, espalharemos o arroz, sobre uma bancada lisa; sobre o arroz, colocaremos o recheio( tomate seco + chicória // cogumelos //abóbora + bertalha//cenoura + espinafre// maxixe refogado). O próximo e mais delicado passo, é fechá-lo; Comece fazendo um círculo nas bordas do arroz espalhado fechando-o, fazendo com que o recheio fique centralizado no meio do bolinho. Tente umectar as mãos, com um pouco de água; faça os bolinhos e aqueça em forno brando, por aproximadamente 15 minutos.


Arroz  Colorido
Cozinhe no vapor legumes do tipo – cenoura(cortada em ½ lua), brócolis(as flores), cogumelo(do tipo shiitake, cortado em tiras) e vagem(picada). Cozinhe até que fiquem macios e não pastosos, algo em torno de 5 minutos.


Arroz  com brócolis
Para o refogado, incluiremos as folhas do brócolis, cortados como couve(retire o talo e faça um rolo de folhas, cortando-as de forma bem rente, o mais fino possível). Para o cozimento, faremos um “suco” de folhas de espinafre(liquidificar as folhas – 6 com 1/3 copo d’água e coado). No momento que os “furos” do arroz se abrirem, incluiremos as flores do brócolis cruas.


Arroz  com cenoura
Ao invés de água para o cozimento, faremos um suco de cenoura( bata 1 ½ unidades de cenoura, com 400 ml de água, coe em seguida) e acrescentaremos mais água ao cozimento, caso seja necessário.


Arroz dourado na pressão
Prepare o arroz, como foi sugerido acima (modo de preparo), porém cozinharemos em fogo baixo; aguardaremos a pressão soar ininterruptamente – por 30 minutos – elevaremos o fogo , chama alta, por 30 segundos, desligaremos o fogo. Leve a panela de pressão à torneira de água fria e deixe a panela repousar por uns 15 minutos; destampe e sirva.


Arroz Integral
O arroz integral, pode ser, cateto(que é um arroz mais “duro”), agulhinha, vermelho, sete cereais…enfim, uma série deles existem. Seu preparo difere um pouco de seu primo “pobre” de nutrientes, o branco.

Antes de mais nada o arroz integral deve ser muito bem lavado( lave-o em um escorredor, peneira…) em água corrente, enxague bem os grãos. Em seguida refogue-os(alho picado, cebola picada e óleo –algo em torno de ½ c.s., para cada xícara do cereal –  de girassol, canola, milho ou algodão. A quantidade de água, que se usa para o preparo, é que deve ser administrada, de acordo com a consistência desejada, quanto menor for a quantidade de água mais “duro”(al dente) ficará o grão, mas de forma geral, utiliza-se 3 xícaras de água, para cada xícara de arroz lavado. Sugiro que se adicione 2 xícaras de água, após o refogado do arroz, acrescentando-se a 3a xícara, quando a água estiver secando; mas prove sempre o arroz, antes de secar totalmente a água, pois caso o grão ainda esteja “duro”, ainda poderemos cozinhá-lo mais, mas desta vez acrescentando ½ xícara de água por vez, fazendo uma correção de seu tempo de cozimento.


Salada de arroz
Lave bem em água corrente os arrozes a serem utilizados na salada. Arroz integral agulhinha(1/4 de xícara das de chá) e arroz selvagem(1/4 de xícara das de chá). Cozinhe o arroz selvagem numa panela – fogo médio – com 1 1/2 xícaras das de chá de água, e um buquê de ervas(salsa, cebolinha verde, manjericão e estragão)por 15 minutos. Acrescente então a este cozimento o arroz integral agulhinha e cozinhe por mais 15 minutos e se necessário for adicione mais água ao cozimento(1/2 xícara das de chá de água, mas desta vez água quente). Retire do fogo, escorra o líquido e passe o arroz em água fria, para que assim interrompamos o cozimento. Sirva com legumes(abobrinha, berinjela, cebola, tomate) grelhados ou então assados. Incremente com um pouco de azeite de oliva extra-virgem e um pouquinho de gersal.


Arroz com salsa e gergelim
salsa e gergelim: Acrescente o gergelim( misture –1:1 – gergelim cru e torrado) ao coziment