Slide background

Fritada
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
4 porções

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de canola(20 g)
1 cebola picada (80 g)
1 dente de alho amassado (2 g)
meia xícara (chá) de espinafre cozido e picado (87,5 g)
4 ovos (240 g)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
1 – Aqueça 1/2 colher (sopa) de óleo de canola, junte a cebola, o alho e refogue até dourar. Acrescente o espinafre e refogue rapidamente. Reserve até amornar.
2 – Em uma tigela, bata os ovos inteiros. Junte o espinafre refogado e tempere com sal e pimenta-do-reino.
3 – Em uma frigideira média (cerca de 22 cm de diâmetro), aqueça 1/2 colher (sopa) de óleo de canola restante e despeje a mistura de ovos. Cozinhe em fogo brando, sem mexer. Quando a fritada começar a ficar firme, levante as bordas com um garfo ou uma espátula. Incline a frigideira para que a parte líquida da fritada escorra sob a cozida e possa cozinhar.
4 – Com o auxílio de uma tampa, vire a fritada. Cozinhe mais 1 ou 2 minutos.
5 – Sirva em seguida.

DICA
Meia xícara (chá) de espinafre cozido equivale a cerca de 1 maço médio de espinafre.


Omelete
Vamos fazer um omelete de duas claras e uma gema. Separe as claras da gema e bata-a em neve, acrescente a gema e continue batendo. Leve ao microondas por três minutos em potência alta. Retire o omelete e acrescente iogurte natural desnatado(1 colher das de sopa)já acrescido de cebolinha verde picada(1 colher das de chá)e noz moscada(uma pitada), além de sal moderadamente.


Omelete Recheada
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 5 minutos
4 porções

Ingredientes:
4 ovos (240 g)
sal a gosto
meia colher (sopa) de água (10 g)
1 tomate, sem semente, cortado em cubinhos (100 g)
meia xícara (chá) de queijo tipo Minas frescal ralado (80 g)
orégano a gosto

Modo de preparo:
1- Com o auxílio de um garfo, bata ligeiramente os ovos, temperados com sal.
2- Em uma frigideira média (cerca de 22 cm de diâmetro), aqueça a água e despeje os ovos batidos. Cozinhe a omelete, puxando a mistura de ovos da lateral para o centro, com uma espátula. Quando as bordas estiverem cozidas e o centro ligeiramente úmido, vire a omelete com o auxílio de uma tampa.
3- Sobre a omelete acomode o tomate, o queijo e tempere com sal e orégano.
4- Dobre a omelete ao meio e sirva em seguida.


Ovo Pochê
Um forma bem light de comermos ovo. Ferva 2 copos de água numa frigideira. Acrescente uma pitada de sal e duas folhas cruas de bertalha, senão espinafre, colocando-as uma bem juntinho da outra. Quebre o(s) ovo(s), deixando-os cair sobre as folhas e com o auxílio de uma escumadeira lance a água que está em ebulição por sobre a gema, até que atinja o ponto de cozimento desejado.


Ovo Quente
Ferva numa chaleira ou panela pequena 3 copos de água. Ao entrar em ebulição, a água, coloque o ovo cuidadosamente e deixe por dois a três minutos, acima deste tempo teremos um ovo cozido, particamente um “ovo duro” e a intenção deste preparo seria de um ovo bem “molinho”. Consuma-o dentro de sua casca mesmo, descascando o ovo em sua superfície mais fina, o seu topo, retirando uma pequena parte de sua tampa, o suficiente para que possa entrar uma pequena colher para o consumo. Lembre que o uso de sal é recomendado, porém com moderação e bom senso.