Slide background

 Abóbora assada com Sálvia

Ingredientes:
1 kg de abóbora japonesa
10 folhas de sálvia
4 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite de oliva para untar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa).
2. Lave a abóbora e as folhas de sálvia sob água corrente. Deixe as folhas sobre papel-toalha para secar.
3. Numa tábua, corte a abóbora em fatias finas. Em seguida, transfira para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Descasque os dentes de alho e corte-os em lâminas finas.
4. Unte uma assadeira com um pouco de azeite. Disponha as fatias de abóbora na assadeira. Coloque as folhas de sálvia e as lâminas de alho sobre as fatias de abóbora e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora ou até que a abóbora fique macia.


Feijão Azuki Refogado
Cozinhar o feijão (2 xícaras de feijão azuki)  até que esteja macio.Numa panela  com  óleo de canola (1 colher das de sopa) , rodelas de cebola   (1/2 unidade picada)  ou alho (1 a 2 dentes picados) , acrescentar sal marinho, louro (1 folha) , cheiro verde (1/2 xícara picada)  e  acrescentar  o feijão cozido. Ferver bem, até ficar cremoso.Pode-se acrescentar 1 colher de chá de gengibre, para torná-lo de sabor picante.
Com o azuki cozido, preparam-se sopas como as de feijão comum.Basta que se bata o feijão em liquidificador, com mais água. Coar. Com o caldo obtido, cozinhar algas, legumes variados (principalmente com pedaços de abóbora moranga), quando estiverem cozidos, adicione pedacinhos de tofu . Servir com talos de acelga cortados bem fino.


Lentilha

Ingredientes:
1 xícara (chá) de lentilhas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola cortada em rodelas
1 dente de alho amassado
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de Preparo:
Lave as lentilhas em água corrente, coloque em uma tigela e adicione 500 ml de água. Cubra a tigela com filme plástico e deixe de molho de um dia para outro. No dia seguinte, escorra a água e coloque a lentilha em uma panela com 1 litro de água. Tampe a panela e leve ao fogo por 10 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas. Retire, escorra a água e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue, mexendo de vez em quando, até murcharem. Acrescente os pimentões e refogue, mexendo de vez em quando, até murcharem. Acrescente os pimentões e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até ficarem macios. Por último, adicione as lentilhas, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem, reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos. Retire do fogo e sirva.