Slide background

Batata “Frita” de Forno
corte a batata crua em cubos médios, após Ter sido lavada e descascada. Coloque de molho, em água apenas, escorra e leve ao forno médio, já aquecido, até a batata dourar.


Batata à Indiana
Ingredientes:
6 batatas médias
1 pedaço de gengibre fresco
4 cebolas médias
1/3 xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (chá) de sementes de mostarda
2 pimentas verdes picadas
1 colher (chá) de cúrcuma
3 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas
1/2 colher (chá) de páprica picante
3 1/2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de suco de limão


Modo de Preparo
1. Descasque as batatas com uma faca afiada. Retire uma fatia fina da lateral da batata. Apóie-a sobre uma tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Agora, retire fatias de cada lado, transformando a batata em um retângulo.
2. Corte o retângulo em fatias (1 cm); as fatias em tiras (1 cm) e as tiras em cubos (1 cm).
3. Coloque as batatas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto para cozinhar. Deixe as batatas cozinharem por cerca de 15 minutos ou até que fiquem “al dente”.
4. Escorra a água das batatas e reserve. Descasque o gengibre e corte-o em cubos pequenos. Descasque as cebolas e pique-as muito bem. Pique a pimenta verde e o coentro.
5. Coloque o óleo em uma panela média e leve ao fogo para aquecer. Acrescente as sementes de mostarda e refogue, mexendo sempre, até que elas comecem a escurecer.
6. Retire a panela do fogo e adicione o gengibre e a pimenta. Volte a panela ao fogo baixo e refogue, mexendo sempre, até que o gengibre comece a dourar. Adicione a cúrcuma, o coentro, a páprica e misture bem. Acrescente as batatas e a cebola. Refogue por 10 minutos, mexendo sempre, ou até que comecem a dourar.
7. Se for preciso, adicione um pouco de água para que as batatas terminem de cozinhar. Quando as batatas ficarem macias, amasse algumas com um garfo e misture bem.
8. Transfira as batatas para tigelinhas individuais. Regue com o suco de limão e sirva quente.


Batata assada com Alecrim
Ingredientes
4 xícaras (chá) de batata bolinha
5 galhinhos de alecrim
1 punhado de sal grosso
3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2. Sem descascar as batatas, lave-as bem sob água corrente.
3. Numa assadeira, coloque as batatas, os raminhos de alecrim e o sal grosso. Regue com azeite de oliva.
4. Com as mãos, misture bem os ingredientes na assadeira. Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora e 30 minutos.
5. Sirva quente.


Batata Recheada
recheada com cebola + orégano + cream cheese light + salsa: cozinhe a batata com casca, já lavada, após o cozimento faça um corte longitudinal na batata e aperte sua pontas, para que a batata se abra, para que assim possamos recheá-la. Acrescentamos cebola crua bem picada ou senão triturada, mais orégano; em seguida adicionaremos cream cheese light(1 c.s.) e salsa picada por sobre.


Batata Recheada II
Recheada c/ alecrim + orégano + manjerona + cebola + alho + salsa + azeite: cozinhe a batata com casca, já lavada, após o cozimento faça um corte longitudinal na batata e aperte suas pontas, para que a batata se abra e possamos recheá-la. Acrescentamos cebola crua bem picada ou senão triturada, adicionaremos as ervas à gosto, já misturadas anteriormente com alho(1 dente) e salsa, para em seguida temperarmos com azeite(1c.c.). Cubra com papel laminado e leve ao forno, já aquecido, por 10 minutos.


Batata cozida com Ervas
cozinhe a batata em água, cortada em quatro, com sálvia, alecrim, manjericão e hortelã. Após cozinhar escorra as batatas, retirando as ervas e sirva com um fio de azeite por sobre as batatas.


Purê de Batata
cozinhe a batata, cortada em quatro, que já foi devidamente lavada e descascada. Após o cozimento, retire a batata e esprema-a, para em seguida acrescentar um pouco de caldo de galinha(1/2 concha), misture e sirva.


Batata Roesti
Descasque a batata; rale-a ,ainda crua, deixe de molho. Escorra a água, faça uma mistura de (1:1) cebola ralada crua e leve à frigideira “t-fall” pequena, fazendo uma forma circular, já aquecida, sem gordura até dourar bem, similar a “queimar” a batata.